Jornais de Itu séc. XIX e XX

Repositório DSpace/Manakin + Corisco

        

Jornais de Itu séc. XIX e XX

 

A coleção Jornais de Itu séc. XIX e XX, lançada em 16 de novembro de 2013, foi digitalizada, tratada e indexada pelas equipes do Departamento Técnico do Sistema Integrado de Bibliotecas (DT/SIBi), do Museu Paulista (MP) e Museu Republicano “Convenção de Itu” (MRCI), todos da Universidade de São Paulo.
Tal lançamento faz parte das comemorações dos 140 anos da “Convenção de Itu”, 90 anos de abertura do Museu Republicano e 50 anos de sua integração à Universidade de São Paulo (USP).
Os primeiros títulos que compõem esta coleção são: O Ytuano (1873-1875); Imprensa Ytuana (1876-1891) e República (1890-1926).
A Coleção de jornais impressos da Biblioteca do Museu Republicano abrange periódicos da segunda metade do século XIX até a década de 1930. Formam um conjunto de 11 títulos selecionados, contendo informações sobre o cotidiano da cidade de Itu e região. O período abrangido pelos jornais contempla os campos da História Política, Social, Econômica e Jurídica da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século XIX e a primeira metade do século XX, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil.

Coleções:

Novidades no acervo